Marisa Marques

Braquiplastia lifting braquial

(normalmente 2 dias de internamento)

Com o passar dos anos o relaxamento da fáscia axilar, as flutuações de peso e a força da gravidade provocam ptose (queda) significativa da face postero-medial do braço. A principal indicação para esta cirurgia é a flacidez moderada a grave da pele do braço, associada ou não a depósitos de gordura.
 
Os pacientes com braços longos e depósitos de gordura têm, habitualmente, maior flacidez e, nestes casos, poderá estar indicado um lifting braquial com incisão longitudinal ao longo do braço. A flacidez moderada pode ser tratada através uma incisão axilar e ancoragem à fascia axilar.
 
Cuidados Pós-Operatórios
 
Internamento
O paciente tem alta do internamento cerca de dois dias após a cirurgia. Os drenos só são retirados quando a drenagem for inferior a 30 mililitros, pelo que poderá haver a necessidade de ir para casa com os drenos ou, em alternativa, o paciente optar por ficar mais dias internado.
 
Consultas
Consultas no pós-operatório imediato (até cicatrização completa/remoção dos pontos) e tardio.
 
Cuidados no pós-operatório imediato
Depois de retirar os drenos, poderá tomar um duche rápido com água tépida (incluindo as feridas cirúrgicas), utilizando um champô extra-suave e gel banho de farmácia; ainda no banho, deverá desinfectar as feridas com água oxigenada. Depois do banho, deverá enxugar as cicatrizes com uma toalha, secá-las com o secador a frio e colocar nas cicatrizes um creme cicatrizante.
É medicado com antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e, por vezes, enoxaparina.
Deve usar meias elásticas, de compressão média, até ao joelho, durante o dia, quatro semanas.
Nas primeiras três semanas a seguir à cirurgia, deve evitar: andar de avião, conduzir, frequentar locais com elevada densidade populacional.
 
Cuidados no pós-operatório tardio
Quando as cicatrizes estiverem completamente cicatrizadas e, durante seis a doze meses deverá:
- Colocar nas cicatrizes um creme regenerador, uma a duas vezes por dia.
- Colocar nos braços um creme reafirmante, uma vez por dia.
- Fazer drenagem linfática e massagem, uma vez por semana.
Durante um ano, não poderá apanhar sol directo nas cicatrizes pelo que quando for à praia ou piscina, deverá colocar nas cicatrizes um protector solar 50+ mineral.
 
Regresso ao trabalho e actividade desportiva
Pode regressar a trabalho de secretária ao fim de duas semanas, contudo, o regresso a uma actividade física pesada (profissional ou de lazer) poderá demorar algumas semanas.
 
Complicações
As complicações graves são raras. As complicações mais frequentes são o atraso na cicatrização (isto é, deiscência de sutura, graus menores de necrose, cicatrizes com pobre resultado estético, reacções à sutura e infecção), seroma (acumulação de líquido seroso), hematoma (acumulação de sangue), dog-ears (remate da cicatriz com a forma de “orelhinha de cão”), áreas de anestesia ou parestesia (formigueiro).
 
 
Não deixe de consultar os links Contextualização e Consciencialização